O FC Porto recebe este domingo o Arouca em jogo da sétima ronda da Primeira Liga. Após o desaire diante do Bodo/Glimnt, os comandados de Vítor Bruno querem dar uma resposta pronta e voltar às vitórias, preferencialmente com uma boa exibição, para voltar ao segundo posto, e não deixar fugir ainda mais o primeiro.
Contudo, os dragões têm pela frente uma equipa que não conseguiram vencer na última temporada. O Arouca de 2023/24 pode já não ser esse que criou tantas dificuldades aos azuis e brancos, mas vêm de um triunfo fora de casa, e procuram urgentemente pontos que os ajudem a sair da zona desconfortável da classificação
O FC Porto interrompeu o seu ciclo de vitórias a meio da semana com um mau arranque na Liga Europa. A derrota na Noruega, onde Vítor Bruno fez algumas mexidas no onze inicial, deve ter deixado o treinador dos dragões com mais dúvidas do que certezas relativamente às alternativas que tem no plantel, especialmente no que ao setor mais recuado diz respeito.
Os azuis e brancos procuram retomar o trilho dos triunfos ao voltar ao campeonato, prova onde, com excepção do clássico em Alvalade diante do Sporting, tem sido imaculado, e que dá aos adeptos portistas boas perspetivas no que à luta pelo título diz respeito.
Pela frente o FC Porto terá um Arouca bem longe daquilo que mostrou na última edição da Primeira Liga. Os lobos da Serra da Freita somam nesta altura duas vitórias e já quatro derrotas, ocupando nesta altura o 14º lugar da classificação.
A importante vitória em Faro na última jornada pode ter dado aos arouquenses a dose de confiança necessária para tentar chegar ao Dragão e criar o mesmo tipo de dificuldades que conseguiu colocar na época passada, onde o FC Porto apenas alcançou o empate já no 18º minuto de descontos.
Este será o jogo número 16 entre FC Porto e Arouca. Nos restantes quinze encontros, os dragões levam clara vantagem, tendo vencido 12 vezes, contra duas dos arouquenses. Em jogos para o campeonato, o domínio continua a ser azul e branco, com 11 triunfos em 14 partidas, contra apenas duas vitórias do Arouca.
Olhando apenas para embates realizados no Estádio do Dragão, a vantagem permanece dos portistas, com cinco vitórias perante apenas uma dos lobos.
O único empate deu-se precisamente na última temporada. Num encontro marcado por muita polémica, relacionada principalmente com a equipa de arbitragem e a falha energética que deixou o jogo sem VAR nos últimos minutos, FC Porto e Arouca empataram a um golo em jogo da quarta jornada do campeonato.
Cristo González marcou para os homens de Arouca aos 83 minutos, mas Evanilson empatou de grande penalidade aos 108 minutos.
Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "É um Arouca que nos últimos dois jogos fora apenas sofreu um golo. No ano passado criaram-nos sérios problemas e estão recheados de grande talento. Temos de estar atentos a vários jogadores, gente experimentada e conhecedora do futebol português. Centrámo-nos em nós e no que temos de fazer, sempre conscientes do que temos feito a nível interno. Carregámos a barra de energia ao máximo e recuperar o sabor da vitória".
Gonzalo Garcia, treinador do Arouca: "Espera-nos um jogo difícil, porque o FC Porto está em festa de aniversário, joga em casa e nunca é bom defrontar um 'grande' depois de este ter perdido. Mas o Arouca conseguiu bons resultados frente a esses clubes na época passada e vamos tentar fazer o mesmo".
André Narciso foi o nomeado para dirigir esta partida. O árbitro da Associação de Futebol de Setúbal será auxiliado por Vasco Marques e Carlos Campos, já a dupla de vídeo-arbitragem é composta por Tiago Martins e Bruno Jesus.
É a primeira vez que o juiz setubalense apita um jogo do FC Porto para o campeonato. Narciso tinha estado presente num jogo dos dragões para a Taça de Portugal diante do Sintrense em 2021/22.
Já o Arouca encontra o árbitro pela quinta vez na Primeira Liga. Nos outros quatro encontros, os arouquenses venceram por duas vezes, registando ainda um empate e uma derrota.